Image Map
Bem vindo ao Theo James Brasil, sua fonte de notícias diárias sobre o ator Theo James no Brasil. Ele é mais conhecido por seu papel como Tobias 'Quatro' Eaton na série de filmes Divergente. Você também deve conhecê-lo por papéis em séries como, Bedlam e Golden Boy. Aqui você encontrará as últimas notícias, fotos e vídeos sobre o Theo. Agradecemos pela visite e esperamos que volte sempre.

Entrevista de Theo James para o Scotsman


Em entrevista ao Scotsman, Theo James falou sobre o início de sua carreira, fazer parte de uma franquia tão grande como "Divergente", viver em Londres, amigos, família, Shailene Woodley, fãs e muito mais. Abaixo você confere a longa entrevista traduzida.
Ele poder ser a estrela da mega franquia de filmes, "Divergente", mas Theo James faz questão de manter os pés no chão, escreveu Claire Black.

De acordo com Theo James, se ele fosse submetido ao tipo de testes de personalidade que são apresentados nos romances de Veronica Roth, o que lhe causaria mais problemas seria a franqueza. Por quê? Porque ele é uma pessoa bem reservada. Bem, esse pode não ser um bom sinal, certo? E nem o fato de que eu só estou autorizada a passar com ele um duodécimo do tempo que eu levei para viajar para entrevistá-lo. Na verdade, não é nenhuma surpresa, o fato dele não poder proporcionar um encontro satisfatório. Estas são as regras quando você é um dos principais atores de uma mega franquia de filmes.

James é Quatro, interesse amoroso e braço direito de Beatrice "Tris" Prior, a heroína da trilogia "Divergente" - um fenômeno literário jovem-adulto no estilo dos livros "Jogos Vorazes" de Suzanne Collins - que foi a base para "Divergente" do ano passado e para a segunda parte, "Insurgente". James e o resto do elenco estará filmando a parte final, que será dividida em dois filmes, durante o verão. Nada mal para um garoto de Oxford. Cero, ele não é um garoto, ele já tem 30 anos, mas essa não é a questão. O que quero dizer é que não está nada mal - na verdade, é até um pouco surpreendente que uma pessoa formada na Bristol Old Vic e que, até recentemente, era mais conhecido por uma participação em "Downton Abbey" (ele era o diplomata turco, que seduziu Lady Mary e morreu em sua cama).
"Qualquer pessoa neste ramo que diz que sempre teve um plano, está falando uma completa bobagem, porque isso é impossível", disse James (e eu provavelmente deveria ter mencionado que ele está um pouco suado). "Não se trata apenas da natureza. Nem mesmo os maiores atores que já existiram foram capazes de em algum momento de suas carreiras simplesmente pegar e escolher. Mas em todo caso, eu acho que você deve fazer as coisas que você gosta. E quando você está tentando começar uma carreira, você precisa escolher coisas ou aceitar coisas que paguem suas contas e você espera que isso se desenvolva e você precisa ser mais inteligente, é aí que o plano começa a se formar claramente".

James tem uma postura meio séria e eu acho que não estou fazendo nenhuma conclusão bizarra quando digo que acho que ele poderia ser um pouquinho mais sensível sobre estar em uma franquia voltada para o público jovem. Mas ele realmente não deveria ser. Situado em um futuro distópico, onde a humanidade foi dividida em facções e o regime político opressor esta implorando para ser desafiado pela destemida jovem heroína, os livros são grandes sucessos de ficção escritos para adolescentes.

"Divergente", lançado ano passado, foi um belo entretenimento com Kate Winslet interpretando a vilã. Shailene Woodley é uma atriz interessante, ela consegue ser o tipo de heroína que você torce para ter uma filha parecida com ela, você imagina as varias possibilidades disponíveis para sua filha, além de fazer beicinho e ser salva por um cara. Continuando, eu acho que nunca ouvi uma declaração mais educado do que, "eu não aceitei esse papel porque acho que irão me oferecer coisas melhores, eu aceitei porque quero uma carreira longa e esta é uma excelente forma de começar".

"Você tem que ser mais esperto, especialmente com esse tipo de filme, porque como é algo grande, que abre muitas portas para você e lhe proporciona muita diversão, você precisa pensar cuidadosamente sobre o que mais você vai fazer", disse ele. "É uma longa jornada e eu acho que é fácil demais se deixar levar por algo legal no momento, mas o que realmente firma sua carreira, são as coisas mais sólidas".

Muitos atores falam sobre o desejo que eles tem de fazer coisas variadas, mas eles nem sempre tem as habilidades necessárias. James provavelmente está em uma posição bem melhor do que a maioria, seu tempo na Bristol Old Vic - onde ele fez um curso de pós-graduação depois de estudar filosofia na universidade - lhe foi muito útil. "Qualquer coisa em que você precise ser criativo deve ser confortável", disse ele. "Sempre há um elemento que se sobrepõe e faz você se sentir bem no momento. No momento, trabalhar na franquia significa que eu tenho um período bem específico entre cada filme, que é relativamente pequeno, porque você também precisa participar de coisas com a imprensa. Então, este momento é sobre como usar esse tempo, eu posso escolher coisas diferentes, para tentar mostrar uma parte de mim que ainda não foi vista". Ele faz uma pausa e parece um pouco envergonhado. "Isso parece tão entendiante".

Vestindo uma camisa xadrez, jeans e botas, e com uma espécie de carapaça de tartaruga pendurada no pescoço de sua T-shirt destacando o quão diferente pode ser o vestuário de uma estrela de cinema. James está muito bonito. É mais alto do eu esperava - estrelas de cinema são famosas por serem baixas - com grandes olhos castanhos que te prendem. Ele é muito educado também. Ele me ofereceu água. Ele me perguntou onde eu morava e até parecia estar interessado enquanto eu respondia. E então ele me fez outra pergunta, e outra e outra. Eu deveria ter imaginado que ele estava um pouco nervoso, mas só percebi isso quando escutei a gravação e ouvi ele dizendo "ok" quando estávamos prestes a começar. É o tipo de "ok" que sugere que você está prestes a passar por algum tipo de procedimento médico doloroso. As perguntas, ao que parece, são uma tática dilatória.

Então, já que ele sabe onde eu more, onde ele mora, aqui ou onde a maioria das estrelas de cinema mora, em Los Angeles? "Aqui", disse ele, fixando-me com o olhar. "Praticamente aqui. Bem, um pouco em ambos, mas aqui é o meu lar espiritual". Ele sorri. Ele está brincando. Legal. Eu estava ficando meio preocupada. "Aqui é onde minha família vive e onde meus amigos estão".

James nasceu em Oxford. É o mais novo de cinco irmãos, e sua família decididamente não segue o mesmo rumo que ele. A mãe dele trabalha para o NHS e o pai dele é um consultor de negócios. Ele é muito próximo deles e dos seus irmãos e irmãs. 

"A família é muito importante", disse ele. "Nós somos uma família de brincadeiras cínicas. Eu lembro do meu irmão mais velho, a primeira vez que eu escrevi uma música quando eu tinha uns 13 anos. Foi muito extravagante. Eu sentei, peguei meu violão e abri meu coração. Eu terminei a música, que era horrível, e todos eles começaram a rir. Ele ainda ri de mim até hoje, ele chama isso de "por quê?" Ele ri. "Era sobre como eu estava me sentindo ou algo desse tipo". Ele ri novamente. "Você não pode levar as coisas tão a sério. Se você começar a levar a si mesmo ou esse tipo de coisa muito a sério eu acho que pode ser prejudicial. Uma coisa que é fascinante é ver como as outras pessoas lidam com isso psicologicamente."

Rumores sobre romance já surgiram sobre James e sua co-estrela Woodley desde a turnê promocional do primeiro filme. "Ela é ótima", é tudo o que ele diz sobre ela quando pergunto. Então, eu tento uma abordagem diferente. Fazer um segundo filme com as mesmas pessoas no set, certamente deve fazer com a experiência seja mais divertida, certo?

"Por um lado torna-se bem mais fácil. Por outro, você tem que ter certeza que você não vai se tornar ocioso ou complacente. Você deve lembrar que é preciso estar atento". Ele faz uma pausa, talvez pensando em como se abrir.  "Uma coisa que Shai e eu concordamos é que quando você volta depois de um ano, no começo você acha que esta tudo bem porque você já interpretou o personagem, esta tudo ótimo, e então você chega no set e faz a primeira cena e fica tipo, 'Ah, não é apenas voltar, você tem que atuar'". 

Desde que o Screen International nomeou James como uma de suas "Estrelas do Amanhã" em 2009, assim como sua fama por "Downton Abbey", isso também lhe proporcionou aparições em filmes como "The Inbetweeners Movie" e "Anjos da Noite - O Despertar", onde ele interpretou o aclamado papel de um vampiro chamado David. E agora, é claro, como a trilogia "Divergente" em seu currículo, as coisas parecem bem positivas. Seus próximos filmes incluem "London Fields" ao lado de Johnny Depp e "The Secret Scripture" com Rooney Mara.

Assinar uma franquia como "Divergente" parece um... deixe eu encontrar uma palavra...


"Um furacão", disse ele. "Em alguns aspectos, é definitivamente algo você nunca experimentou antes, tipo participar dessas turnês promocionais" - e dessa vez ele é o único que hesita. "Você precisa se preparar psicologicamente, pelo menos um pouco, porque se você está um pouco de ressaca e casando a gritaria é..." Ele balança a cabeça.

Quanto à possibilidade dele ser mudado por essa experiência, ele diz que tem certeza que isso é possível. Pelo menos para ele. "Não é como se eu fosse participar de eventos de moda, não é o tipo de coisa que eu gosto, não que haja algo de errado com isso. Eu acho que você não precisa mudar, a menos que você queira. A menos que você esteja fodendo com Brad Pitt, você definitivamente não pode ir ao Costa Coffee para pegar um frappuccino. É o meu trabalho, eu o faço e depois vou para casa e saio com meus amigos. Eu não preciso misturar as duas coisas."

Eu me pergunto se atuar é da forma que James imaginou que seria, ou talvez da forma que ele esperava que fosse?

"De certa forma sim, e de certa forma não", disse ele. "O trabalho é o que eu esperava que fosse de um jeito bom - é muito gratificante e é um desafio. Interpretar um personagem é muito divertido - você tem que ir bem fundo e não há muita pesquisa a ser feita. Para ser honesto, uma coisa que serve como truque é o que está acontecendo agora, a forma como estamos conectados globalmente é o que o influência na forma que você pensa sobre ser um ator, que é a sua profissão, e ser uma celebridade. Isso é complicado. Algumas pessoas abraçam isso, algumas pessoas gostam e aderem, e isso realmente funciona para elas. Mas pode ser um pouco difícil, porque todas essas outras coisas são irrelevantes, é o meu trabalho. Você nunca quer perceber a si mesmo pelos olhos de outra pessoa e isso é coisa da mídia social, ou alguém que vai até você em um bar. Você deseja manter isso apenas como trabalho, porque é isso que é".

Eu o admiro por querer se manter com os pés no chão. Mas, ao mesmo tempo, não consigo parar de pensar nas filhas adolescentes de um amigo meu. Quando souberam que eu ia entrevistar James, elas quase enlouqueceram. O contraste entre a devoção dos fãs desses filmes e as estrelas que estão neles e a atitude discreta de James é preocupante. Ele está ciente do quanto os fãs estão investindo? Será que ele se importa?

"Você definitivamente não quer foder a coisa toda", disse ele. "Eu acho ótimo que eles estejam lendo, mas, na verdade, quando você está fazendo um filme é uma adaptação de um livro, você se prepara, conhece o personagem e decidi como você vai interpretá-lo e é isso. Você não pode pegar informações de outras pessoas".

O que ele lia na adolescência?

"O Hobbit", disse ele. "Ficções jovem-adulto não existiam quando eu tinha essa idade. Quando você era mais jovem lia 'The Hardy Boys' ou 'The Famous Five' e eu lembro de ter lido uma série de Ghoul e fantasmas quando eu tinha uns 10 anos. Em seguida, eu li 'O Hobbit', 'O Senhor dos Anéis' e depois comecei a ler livros para adultos". Ele escuta cada palavra que diz com um sotaque americano e imediatamente repete tudo com um sotaque inglês e uma pequena sacudida de cabeça.

"Eu tenho usado esse sotaque por muito tempo", diz ele sorrindo um pouco envergonhado.